Case iF Product Design Award 2011 – Vertex e Sistema LEGALE

Publicado em: 30/09/2011 17:35
por: Sem informações de presençaRede De Inovação

Dois produtos gaúchos voltados para a composição de mobiliário estão entre os premiados com o apoio do Design Excellence Brazil   
 
 Desenvolvido pela dcD!, do Rio Grande do Sul, o Vertex é um dos produtos premiados pelo iF Product Design Award 2011 com o apoio do programa Design Excellence Brazil. A fabricação ficou por conta da AKEO, empresa baseada na cidade de Bento Gonçalves, também sede da dcD!. O designer responsável, Cristiano Gallina, o afirma como “um produto flexível e prático, que trouxe benefícios múltiplos desde a sua produção até a utilização”.
 
O sistema de montagem e encaixes entre estruturas para mobiliário propicia um menor uso de ferramentas e amplia a gama de soluções para cada encaixe e móvel final desejado.
Com conexões em polímero injetado, o Vertex permite composição com materiais, formas, acabamentos e cores diferentes – necessidade de mercado identificada pela dcD!: “Trabalhamos em cima do conceito de alcançar um produto flexível, bonito e bem produzido, que apresentasse vantagens no propósito de resolver o problema em questão”, conta Gallina.
Gallina, ao lado do designer Everton Visentini e da equipe da AKEO, são responsáveis pelo resultado final do Vertex. Ao ser contemplado com o prêmio iF, a produção enaltece a indústria brasileira e a importância de um design bem aplicado no desenvolvimento de um produto. “Cada passo de um projeto deve ser seguido sem restrições ou negligência. Mesmo quando aparentemente não há mais nada a fazer, é possível conseguir um resultado melhor e surpreendente”, completa o designer. 
 
O sistema de montagem e encaixes entre estruturas para mobiliário propicia um menor uso de ferramentas e amplia a gama de soluções para cada encaixe e móvel final desejado Outro produto premiado é o Sistema LEGALE, com criação da paulodiasdesign e fabricado pela Bortolini Móveis, ambos sediados na cidade gaúcha Garibaldi.
 
O projeto nasceu da necessidade da fabricante ampliar a utilização de matéria-prima, aproveitando parte dos retalhos que sobram de outras produções, além de expandir seus negócios para produtos residenciais. Baseado no conceito de multifuncionalidade, aliada a qualidade e durabilidade, o produto está disponível para residências e escritórios com um custo menor devido a seu caráter sustentável de reaproveitamento de material.  Para um melhor resultado estético, todas as peças recebem bordas de polipropileno reciclável branca.
 
De acordo com o designer responsável Paulo Dias, o LEGALE é um “composto de texturas”, e pode ser usado como home theater, home office, estante para livros, para cozinha ou quarto de criança, podendo ainda ser utilizado como divisor de ambientes, já que possui aberturas em todos os lados. “É esta capacidade de se adequar a diversos tipos de uso que torna o produto interessante para um maior grupo de clientes”, afirma Dias.
 
“Além disso, a ecoeficiência e o menor custo são características atrativas”.  O caráter sustentável abriu uma grande perspectiva econômica para os fabricantes, que reduziram as preocupações com o destino ambiental de retalhos ao produzir o Sistema LEGALE. Ainda assim, alguns desafios surgiram com o resultado final de um produto ambientalmente responsável: “Vender um produto ecoeficiente significa entender que há limitações”, conta Paulo Dias.“Ainda percebemos alguma descrença na aceitação comercial do produto, cujas cores variáveis confundem os comerciantes – e este é um desafio que ainda estamos trabalhando para vencer”, completa.  
 
Ao reaproveitar retalhos da indústria moveleira, o Sistema LEGALE é um produto ecoeficiente e com menor custo de produção 
 
FONTE: Clarissa H. Rocha   

Setor da indústria: Mineração
Veja os Comentários()
Compartilhe:
Não é possível mostrar este modo de exibição porque ele excede o limite do modo de exibição de lista (5000 itens) imposto pelo administrador.

Para exibir itens, tente selecionar outro modo de exibição ou crie um novo. Se não tiver permissões suficientes para criar modos de exibição para esta lista, peça ao administrador para modificar o modo de exibição para adequá-lo ao limite do modo de exibição de lista.

Adicionar Comentários

Nome *


E-mail *


Título


Corpo *


Anexos