Case iF Product Design Award 2011 – Fina, Geo Edge e Linha Bauhaus

Publicado em: 03/02/2011 14:26
por: Sem informações de presençaRede De Inovação

 
Com nove produtos premiados no iF Product Design Award ao longo de seis anos, a Lumini, de São Paulo, conquistou mais três selos iF em 2011 com os produtos Fina, Geo Edge e a Linha Bauhaus. Fernando Prado, designer responsável, vê as premiações como um aval de qualidade do design e uma oportunidade de abrir novos mercados, como o de exportação. “A repercussão no Brasil também é muito positiva e agrega muito valor ao produto, aumentando seu poder de venda”, afirma ele.
 
A principal motivação do designer para suas criações é a de contribuir com alguma melhoria na vida das pessoas através da iluminação e, ao mesmo tempo, atender a uma demanda de mercado. É este o caso da Fina (1), um dos desenhos premiados neste ano. “Precisávamos desenvolver uma luminária para iluminação indireta que pudesse ser aplicada nos mais diversos ambientes”, conta Prado. “Sobre este briefing, desenvolvi o conceito e o desenho da peça”. A estruturação do produto foi o maior desafio em seu desenvolvimento, já que a base é ligada ao corpo através de uma haste finíssima em aço inox escovado. Mas o esforço compensou: o design delgado e discreto permite fácil integração a diferentes espaços, o que aumenta sua gama de uso e aplicações. Além disso, a Fina possui sistema de orientação de seu facho de luz e dimmer que controla a intensidade da iluminação.

A dimerização e o direcionamento do facho de luz também estão presentes na Linha Bauhaus (2), formada por diversas aplicações: “Hoje a linha é composta por luminárias de piso, mesa e parede, e há a possibilidade de surgir uma versão de teto”, conta Prado. As peças são uma homenagem aos 90 anos da escola Bauhaus, e a ideia partiu da revista Casa Vogue, que convidou dez designers para criar peças inspiradas no movimento alemão. “O produto tem forte influência da escola Bauhaus em sua forma básica e nos acabamentos, mas com uma característica própria e contemporânea”, afirma o designer. Produzida em alumínio e aço cromado, a Linha Bauhaus possui um sistema inovador de travamento e movimentação, que para Fernando Prado é o maior diferencial do produto – mas garante ter sido também o maior desafio em sua criação, por ser “um sistema simples, mas ao mesmo tempo complexo”.

Diferentemente da Fina e da Linha Bauhaus, a Geo Edge (3) é um projetor de luz para ser aplicado em áreas externas, como fachadas de edifícios e painéis, feito em alumínio tratado. “A Geo Edge foi criada para ser versátil, eficiente e o mais discreta possível, a fim de interferir o mínimo na arquitetura das fachadas dos edifícios”, afirma Prado. “A dissipação de calor foi um dos maiores desafios, pois precisávamos de um produto eficiente e discreto ao mesmo tempo”, conta o criador sobre o sistema desenvolvido que permite o uso de lâmpadas de alta potência no projetor. Duas versões da Geo Edge permitem que a luz seja projetada por um facho assimétrico ou dois simétricos.
 
Premiados pelo iF Product Design Award 2011, a Fina, a Geo Edge e a Linha Bauhaus foram inscritos com o apoio do Design Excellence Brazil, programa que, com a coordenação do Centro de Design Paraná, promove a indústria brasileira no exterior através de prêmios com o selo iF. A cerimônia em que os premiados serão contemplados acontece dia 1º de março, em Hannover, na Alemanha.

Setor da indústria: Moveleiro
Veja os Comentários()
Compartilhe:
Não é possível mostrar este modo de exibição porque ele excede o limite do modo de exibição de lista (5000 itens) imposto pelo administrador.

Para exibir itens, tente selecionar outro modo de exibição ou crie um novo. Se não tiver permissões suficientes para criar modos de exibição para esta lista, peça ao administrador para modificar o modo de exibição para adequá-lo ao limite do modo de exibição de lista.

Adicionar Comentários

Nome *


E-mail *


Título


Corpo *


Anexos