Case KitBIO

Publicado em: 08/04/2011 15:58
por: Sem informações de presençaLeandro de Andrade

 
Entre os brasileiros premiados no iF Product Design Award 2011 está o KitBIO, produto para cadastro de pessoas composto por um kit que inclui coletor de digitais e de assinatura eletrônica, sistema de fotografia e computador para gerenciamento dos dados – tudo armazenado em uma maleta desenhada para ser segura e resistente.
 
O KitBIO, desenvolvido pela empresa Akiyama com design da Dangelo Di, é resultado de uma solução para uma necessidade de mercado. “Para o transporte e armazenamento de equipamentos deste tipo, eram utilizadas malas padrões de mercado que não são específicas para essa função, deixando muito a desejar”, afirma o designer responsável Rodrigo Dangelo.
 
Depois de ser lançado um edital de licitação do Governo Federal referente ao cadastro biométrico de pessoas, a empresa viu a oportunidade de desenvolver um produto que atendesse às normas e aos requisitos e, principalmente, às necessidades apresentadas, e com um potencial para ser comercializado amplamente para empresas e órgãos governamentais.
 
O maior desafio foi o tempo, aliado à complexidade do produto: foram três meses para desenvolver o KitBIO, e a meta era fazer um produto superior, que além de solucionar os problemas atuais, apresentasse diferenciais que melhorassem seu desempenho e o tornassem único. “Além disso, ele deveria vencer a concorrência e ser muito mais barato que o atual – outro grande desafio”, conta Rodrigo.
 
Robustez, segurança e imponência são algumas das características presentes no conceito do produto – é uma “mala pronta para ir à guerra”, com estabilidade dimensional, à prova d’água e capaz de agüentar fortes impactos (o produto foi lançado do terceiro andar de um prédio durante seus testes, e não apresentou dano algum após a queda).
 
Hoje, as vendas do KitBIO aumentaram consideravelmente e a exportação já começou, além de ter havido um aumento no número de funcionários devido à grande repercussão do produto. Entre os fatores de reconhecimento do produto está a premiação no iF Product Design Award através do Design Excellence Brazil: “A premiação no iF é um grande estímulo, tanto para a vida profissional – ao tangibilizar nosso serviço –  quanto para a vida pessoal – pelo reconhecimento de nosso esforço –, e é importante para nos lembrar da capacidade que temos para desenvolver excelentes trabalhos, o que muitas vezes fica obscuro na rotina e na sobrecarga de trabalhos do dia a dia”, completa o designer. 
​  

Setor da indústria: Eletro-Eletrônico, Tecnologia de Informação e Áudio-visual
Veja os Comentários()
Compartilhe:
Não é possível mostrar este modo de exibição porque ele excede o limite do modo de exibição de lista (5000 itens) imposto pelo administrador.

Para exibir itens, tente selecionar outro modo de exibição ou crie um novo. Se não tiver permissões suficientes para criar modos de exibição para esta lista, peça ao administrador para modificar o modo de exibição para adequá-lo ao limite do modo de exibição de lista.

Adicionar Comentários

Nome *


E-mail *


Título


Corpo *


Anexos